imprensa

voltar
31/05/2017

Dia Mundial do Leite: razões de A a Z para consumir

Brasília, 31 de maio de 2017 – A Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) traz, neste dia 1 de junho, Dia Mundial do Leite, curiosidades e razões para a manutenção deste alimento, considerado um dos mais completos, na dieta.

Você sabia?

– Análises históricas revelam que o consumo de leite de vaca, pelo homem (ou pelos humanos), tenha começado há 11.000 anos, com a domesticação dos primeiros animais.

– O alimento mais consumido do mundo é o leite. São consumidos cerca de 480 bilhões de litros de leite por ano seja puro ou em suas variações como iogurtes, queijos, sorvetes e outros derivados.

– Leite em pó nada mais é do que o leite de vaca que passa por um processo de “secagem”.

– O consumo de leite quente antes de dormir auxilia no sono. O aminoácido triptofano participa da produção de melatonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono.

– Tomar leite contribui para prevenção da obesidade, doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

– Estudo publicado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, revela que o consumo de leite contribui para a perda de peso. Segundo o relatório, pessoas com diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e tem menos tendência a serem obesas.

Consumo de A a Z:

De acordo com o NutrientRichFoods (NRF) Index*, o leite pode ser considerado um alimento de elevada “densidade nutricional” – grande concentração de nutrientes em relação ao seu teor calórico. Ou seja, em cada ml de leite há uma quantidade importante de nutrientes em relação às calorias. Confira a seguir os nutrientes encontrados no leite e derivados.
Vitamina A – atua na visão e no crescimento das células;
Vitaminas do Complexo B – atuam no metabolismo energético e neuromuscular;
Cálcio – é o principal nutriente para a saúde óssea, sendo que 70% do cálcio alimentar é proveniente do leite e seus derivados. Cada 100 ml de leite proporciona 120mg de cálcio, enquanto 100g de vegetais verdes escuros e legumes oferecem em média apenas 35mg de cálcio. Ainda assim, nos vegetais existem substâncias (fitatos, oxalatos e fibras) que interferem na absorção do cálcio;

Carboidrato – O carboidrato do leite, que é a lactose, tem também uma importante missão, de contribuir para o aumento da absorção do cálcio, do magnésio e do fósforo pelo intestino, função esta que se difere da maioria dos carboidratos que é a de conferir energia;

Fósforo – atua em conjunto com o cálcio na formação dos ossos e dentes para manter a integridade do esqueleto e ajudar a formação e fortalecimento do esmalte dos dentes. Essencial a todas as células, pois as protege fortalecendo suas membranas;

Gorduras – Uma das principais funções nutricionais das gorduras presentes em leite e derivados é levar para o organismo as vitaminas A e D, além da E e K, por serem vitaminas lipossolúveis. O leite de vaca possui ainda como fonte natural um isômero conhecido como ácido linoleico conjugado (CLA), que vem sendo associado a benefícios à saúde, como a melhora da condição cardiovascular e do sistema imunológico, além de potencial efeito anticancerígeno e hipolipemiante, ou seja, ajudam a reduzir as gorduras do sangue, especialmente o colesterol, além de reduzir a gordura abdominal (BENJAMIN et al., 2009). Estudos indicam que os lácteos compreendem 70% da quantidade de CLA consumido diariamente (RITZENTHALER et al., 2001; FAO, 2013).
A quantidade de gordura presente em leite e derivados varia conforme o tipo de leite. De acordo com a legislação, os leites fluídos são classificados em três tipos:

  • Integral: contêm no mínimo 3 % de gorduras.
  • Leite semidesnatado: pode conter 0,6 % a 2,9% de gorduras.
  • Desnatado: deve conter no máximo 0,5 % de gorduras.

Magnésio – participa de diversas funções das células, incluindo participação no metabolismo de energia.

Proteína – Dentre os nutrientes, a proteína do leite é considerada de grau máximo de qualidade pela Organização Mundial da Saúde. Isso porque é proteína de alto valor biológico, contemplando todos os aminoácidos (os blocos para construção das proteínas) essenciais, ou seja, aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar por conta própria, em quantidades adequadas para suprir às necessidades do homem, que possuem boa digestibilidade e biodisponibilidade.

Selênio – antioxidante que auxilia o corpo no combate de radicais livres.

Zinco – atua na formação de enzimas e também como antioxidante que auxilia o organismo a combater o envelhecimento das células.

A Organização Mundial da Saúde e a Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira orientam o consumo de 3 porções de lácteos por dia. Um copo de 200 ml representa uma porção de lácteos.
O leite e seus derivados são alimentos versáteis, saudáveis e nutritivos que combinam com o café da manhã, com lanches em diferentes momentos e até como parte de receitas em refeições principais. Experimente acrescentar leite às sopas, purês, cremes, bolos e às massas de tortas! Além de incrementar a receita com nutrientes, ela também fica deliciosa e mais cremosa.
A melhor notícia é que isso vale também para aqueles que estão buscando perder peso, uma vez que, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não existe relação entre consumir lactose e engordar. Apesar de ser um açúcar naturalmente presente no leite, a lactose aparece em pequenas quantidades, algo em torno de 5g/100g de produto, o que não é suficiente para gerar um aumento de peso corporal.

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – – (11) 3169-9322
Leandro Bornacki – – (11) 3169-9359
Renato Fugulin – – (11) 3169-9318

Sobre a Viva Lácteos:
É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).