26/04/2018

Entender o rótulo dos alimentos faz parte da educação nutricional

Brasília, 23 de abril de 2018 – O fato do consumidor se mostrar cada vez mais preocupado com as suas escolhas alimentares e o impacto na sua saúde, trouxe à tona a atual discussão sobre a rotulagem dos alimentos, pois o rótulo dos alimentos é uma importante fonte de informação, já que apresenta as características nutricionais e a composição do produto, contemplando dados técnicos relacionados aos nutrientes e à lista de ingredientes.

Atualmente, vários modelos de informação suplementar aos rótulos estão sendo estudados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e por essa razão, compreender que cada alimento tem seu papel específico dentro da alimentação como um todo, fornecendo nutrientes específicos, é o primeiro passo para que o consumidor exerça seu poder de escolha.

“Ter conhecimento sobre alimentação saudável implica entender que o mais relevante para a saúde e para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis é ter uma dieta equilibrada, composta de alimentos variados, com todos os grupos alimentares, pois cada qual irá fornecer nutrientes únicos para a dieta”, destaca Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos).

Um modelo de rotulagem que desperte o interesse do consumidor em entender o valor nutricional dos alimentos, além de auxiliá-lo em suas escolhas, faz com que ele busque mais informação, contribuindo para que a sua decisão tenha como base o conhecimento e não apenas a indução que qualquer imagem estampada no rótulo possa exercer no seu poder de escolha.

“Modelos de rotulagem mais restritivos que apresentam alertas de advertência apenas considerando a quantidade de determinados nutrientes não conectam informações e acabam norteando o consumidor para um conceito equivocado de alimento equilibrado, onde todo alimento deveria ter um perfil nutricional semelhante, tal qual uma ração. O conceito de dieta equilibrada é que deve ser ensinado e disseminado, onde cada alimento, com seu perfil nutricional único, irá compor a dieta e trazer o equilíbrio dos nutrientes que o corpo precisa”, destaca a nutricionista.

Alimentação saudável está associada a uma deita equilibrada que corresponde em entender a importância de cada nutriente e o quanto ele agrega às necessidades individuais.

Esse não é um processo simples, é preciso investir em Educação Nutricional, que tem como finalidade entregar ao indivíduo conhecimento e consequentemente autonomia sobre sua alimentação como um todo, contemplando a dieta e outros hábitos saudáveis.

A Educação Nutricional é um importante pilar na mudança dos hábitos alimentares da população e o rótulo dos alimentos, pode e deve ser uma ferramenta eficaz de educação, contribuindo para a melhoria da saúde pública.

Bethiara Lima – bethiara.lima@mslgroup.com – (11) 3169-9343

Sobre a Viva Lácteos: É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida.