imprensa

voltar
19/06/2019

Lácteo integral, a versão com gordura, faz bem à saúde?

Brasília, 19 de junho de 2019 – A gordura nem sempre é a vilã, ela também pode estar associada à benefícios para a saúde. Como no caso da versão integral dos lácteos, aqueles com gordura, que trazem vários benefícios ao organismo, como prevenção de problemas cardiovasculares.

Para Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos, o leite compreende uma matriz nutricional única, com inúmeros benefícios à saúde. “Há vários estudos científicos que apresentam a inexistência de evidências consistentes entre o consumo de lácteos com qualquer teor de gordura e o desenvolvimento de problemas cardiovasculares. Aliás, as gorduras do leite integral podem trazer efeito protetor à saúde cardiovascular”, explica a especialista.

A nutricionista esclarece alguns pontos relacionados à gordura dos lácteos:

  • A população infantil deve consumir os lácteos na sua versão integral, por serem alimentos completos, com minerais e vitaminas, sendo os lácteos com gordura a principal fonte de vitamina A da alimentação das crianças.
  • As gorduras dos lácteos possuem ácidos graxos que reduzem o nível de colesterol total e aumentam os níveis de HDL, o colesterol considerado bom.
  • O consumo de lácteos com gordura deveria ser preconizado para toda a população, visto os inúmeros benefícios que trazem para a saúde, não sendo tão significativa a diferença calórica entre lácteos integrais e desnatados. O consumo dos lácteos sem gordura deveria ser indicado apenas em casos de obesidade severa, em que qualquer redução calórica é favorável ao processo de emagrecimento.
  • O leite integral tem 3% de gordura (3g de gordura para cada 100ml) enquanto que o leite semidesnatado tem 1,5% de gordura (1,5g de gordura para cada 100ml). Já o leite desnatado pode ter até 0,5% de gordura, podendo agregar até 4,5 calorias ao leite.

“Em um copo de leite de 200ml, há uma diferença de 45 calorias provenientes da gordura se comparado 1 copo de leite integral com 1 copo de leite desnatado. Em uma dieta de 2000 calorias, essa quantidade representa cerca de 2% das calorias, o que não é tão relevante se considerado os inúmeros benefícios da gordura do leite para a saúde”, ressalta a nutricionista.