imprensa

voltar
02/02/2017

Leite de A a Z

Bebida é conhecida por ser rica em cálcio, mas conta com inúmeros outros nutrientes importantes para a saúde

Hoje (20), é celebrado o Dia Mundial do Combate à Osteoporose, uma doença metabólica que ataca os ossos, deixando-os mais fracos e com grandes chances de se quebrarem com uma queda ou batida. O leite é um dos principais alimentos que ajudam a prevenir este problema, pois é rico em cálcio – mineral indispensável para uma boa saúde óssea.

Esta bebida, contudo, tem inúmeros outros nutrientes importantes para o organismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica três porções de 200 ml por dia de leite ou seus derivados. Por isso, a Viva Lácteos trouxe uma lista sobre o melhor do leite de A a Z.

Confira:

Vitamina A: atua na visão e no crescimento das células.

Vitaminas do complexo B: atuam no metabolismo energético, sendo importantes, inclusive, para quem quer emagrecer.

Cálcio: é o principal nutriente para a manutenção da saúde óssea. Cerca de 70% de todo o cálcio que uma pessoa ingere é proveniente do leite e de seus derivados. Cada 100 ml da bebida contam com 120 mg de cálcio, enquanto 100 g de vegetais verdes escuros e legumes oferecem, em média, apenas 35mg do mineral. A recomendação diária é de 1.200 mg de cálcio.

Carboidrato: a lactose, o carboidrato do leite, tem a importante missão de contribuir para o aumento da absorção de nutrientes – como cálcio, magnésio e fósforo – pelo intestino.

Fósforo: atua em conjunto com o cálcio na formação dos ossos e dos dentes. Também tem papel importante nas células, pois as protege por meio do fortalecimento das suas membranas.

Gorduras: importante para o organismo – quando ingeridas em quantidades controladas –, as gorduras do leite trabalham para levar ao organismo as vitaminas A, D, E e K (todas lipossolúveis). O leite de vaca possui, ainda, como fonte natural, um isômero conhecido como ácido linoleico conjugado (CLA), que está sendo associado a benefícios à saúde, como a melhora da condição cardiovascular e do sistema imunológico, além de potencial efeito anticancerígeno e hipolipemiante (ajudam a reduzir as gorduras do sangue, especialmente o colesterol, e também a gordura abdominal).

O leite integral contêm, no mínimo, 3% de gorduras. Já o semidesnatado pode ter entre 0,6% e 2,9%, enquanto os desnatados devem contar com, no máximo, 0,5%.

Magnésio: participa de diferentes funções das células, bem como trabalha na participação do metabolismo de energia.

Proteína: a proteína do leite é considerada de grau máximo de qualidade pela OMS. Ela tem alto valor biológico, contemplando todos os aminoácidos essenciais – aqueles que o organismo não consegue sintetizar por conta própria e em quantidades adequadas para suprir as necessidades do homem.

Selênio: antioxidante importante para o combate dos radicais livres.

Zinco: ajuda na formação de enzimas e também tem papel de antioxidante, como o selênio.