imprensa

voltar
31/10/2018

Newsletter semana, 30/10/2018

Conexão Rede Rotulagem
Edição de 29 de outubro de 2018

Esforço conjunto

Os responsáveis pela comunicação das entidades que compõem a Rede Rotulagem estiveram reunidos no dia 29 de outubro para identificar oportunidades de atuação conjunta e amplificação das informações relacionadas à rotulagem nutricional. Entre as possibilidades, foram discutidas a integração de ações nos canais da mídia social e o destaque para eventos e iniciativas relacionadas ao tema.

No dia 25 de outubro, representantes da CNI, ABIA e ABIR estiveram no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília, para apresentar a proposta de mudança de rotulagem nutricional e a necessidade de oferecer mais informações para o consumidor. Um dos pontos da discussão foi a necessidade de garantir que a nova regulamentação contribua para a educação alimentar e não estimule o alarmismo ou a proibição de alimentos.

 

  • em movimento

Na semana passada, a PROTESTE divulgou a “Agenda do Consumidor (2019-2022)”. O documento lista 10 pontos críticos para melhorar as relações de consumo no país. Um dos destaques é o tema da rotulagem de alimentos. A entidade defende a incorporação do modelo informativo colorido (semáforo alimentar) no processo de Consulta Pública a ser realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Será realizado nesta quarta-feira, dia 31/10, o 1º Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento vai debater as dificuldades e tendências do setor, traçando diretrizes para um mercado mais competitivo e sustentável. Um dos temas a serem discutidos é a rotulagem nutricional.

 

  • NA IMPRENSA

La Tercera (Chile), 16/10 – Chile es el segundo país OCDE con mayor índice de obesidad
Dois anos depois de adotar o modelo alarmista de rotulagem, Chile sai do oitavo para o segundo lugar no ranking da obesidade, que atinge 34,4% da população adulta.

Economia Y Negocios – 20/10 – Recomendaciones del sector privado del G20 reabren discusión sobre etiquetado de alimentos
Reunião dos países do G20 a ser realizada em novembro, em Buenos Aires, vai debater recomendação do setor privado para que seja adotada norma internacional para a rotulagem nutricional. Modelo informativo colorido e indicação dos nutrientes por porção do alimento estão entre as propostas a serem analisadas.

O Globo, 26/10 – Não tem fruta para todo o mundo, alerta estudo
Produção atual de frutas e verduras seria insuficiente para garantir alimentação saudável para o planeta inteiro, segundo pesquisa de universidade canadense.

 

  • CANAIS SUA LIBERDADE DE ESCOLHA

Alimentação e atividade física contra o câncer de mama

Uso de medidas caseiras facilita entendimento sobre quantidades de alimentos

Modelo informativo colorido favorece educação nutricional de crianças

Participe

Com o término do período eleitoral a discussão em torno da rotulagem nutricional deve ganhar mais força e mais espaço. A Rede Rotulagem pede que as associações envolvidas nessa causa mantenham a mobilização e ajudem a divulgar informações sobre o tema.

Rede rotulagem
Facebook LinkedIn Instagram www.rederotulagem.com.br