imprensa

voltar 21/12/2018

Newsletter semana, 20/12/2018

Conexão Rede Rotulagem

Edição de 20 de dezembro de 2018

Um ano de avanços importantes

Conforme nos aproximamos do final do ano, é possível contabilizar os movimentos realizados e os bons resultados obtidos no período. Com todos os desafios que apareceram ao longo do caminho, a Rede Rotulagem manteve a articulação e conquistou importante espaço e reconhecimento público no cenário da revisão das normas para os rótulos dos alimentos.

A divulgação do relatório preliminar de Análise de Impacto Regulatório por parte da Anvisa foi um momento fundamental. A partir dele, nossa participação na Tomada Pública de Subsídios foi decisiva para aprofundar a discussão. O esforço resultou em importantes avanços e em maior visibilidade para o modelo informativo colorido e os posicionamentos da Rede Rotulagem.

Neste mês de dezembro, a veiculação da campanha “Novo rótulo dos alimentos: siga as cores” marcou a aproximação com o público consumidor. As ações realizadas na internet, por meio de posts e anúncios nas redes sociais, alcançaram mais de 11 milhões de pessoas nas duas primeiras semanas da campanha. O vídeo com o preparador físico Marcio Atalla atingiu, sozinho, 5 milhões de usuários. Na última semana, a campanha se estenderá também ao Linkedin, além das divulgações nos demais canais Sua Liberdade de Escolha, no site da Rede Rotulagem e nas páginas de busca e parceiros do Google.

 

  • em movimento
  • No dia 4 de dezembro foi inaugurado, em São Paulo, o Centro de Inovação SESI Estilo de Vida e Saúde, que tem o objetivo de desenvolver pesquisas e oferecer, à indústria e seus trabalhadores, soluções para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Dentre os fatores de risco que causam o avanço das DCNT, destacam-se o sedentarismo e a alimentação inadequada.

    Em março de 2019 será realizada a primeira edição da Anufood Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, inspirada na Anuga, maior feira de alimentos do mundo, que acontece na Alemanha. O evento vai representar uma importante mudança de paradigma para os produtores de alimentos no Brasil e elevar o potencial de comunicação do setor para impulsionar as vendas internacionais. Na semana passada, foi realizada reunião preparatória com a participação da ABIA, ABIR, Abimapi, Abpa, Abicab e Única.

    A pesquisa Saúde, alimentação equilibrada e informação, realizada pelo Instituto Ideafix e apresentada no evento de 27 de novembro, foi transformada em infográfico. Confira no link https://bit.ly/2PvgMoy e compartilhe nos seus canais.

    A Rede Rotulagem obteve a excelente visibilidade na grande imprensa nas últimos semanas. Cerca de 1,6 milhão de pessoas foram impactadas por reportagens baseadas no evento da campanha digital no dia 21/11. Além disso, a realização de seminário em Brasília em parceria com o Valor Econômico resultou em matéria de duas páginas no jornal e em página inteira da revista Época.

    No contexto da campanha digital, foi lançada a página da Rede Rotulagem no YouTube, onde é possível conferir vídeos com depoimentos de especialistas e reportagens sobre a proposta do setor produtivo para os novos rótulos de alimentos e bebidas.

    No dia 18 de dezembro, o presidente Michel Temer indicou o deputado federal André Moura (PSC-SE) para uma diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A indicação ainda precisa ser sancionada pelo Senado Federal.

     

  • NA IMPRENSA
  • PROPMARK – 03/12 – “Mudanças no rótulo frontal de embalagens impactam comunicação”
    Matéria destaca o processo de mudança nas normas acerca da rotulagem nutricional. O evento do dia 27 de novembro e dados da pesquisa Saúde, alimentação equilibrada e informação são apresentados, bem como o modelo informativo colorido.

    Folha de Londrina (online) – 03/12 – “Rede rotulagem defende semáforo nutricional em produtos”
    Matéria apresenta uma síntese da discussão do seminário promovido pela Rede Rotulagem e o jornal Valor Econômico em Brasília

    Istoé (online) – 30/11 – – Açúcar + vida
    Matéria sobre acordo entre indústria de alimentos e bebidas e Ministério da Saúde para a redução do índice de açúcar nos produtos conta com box que apresenta o processo de revisão das normas de rotulagem nutricional e dá destaque para o modelo informativo colorido.

     

  • CANAIS SUA LIBERDADE DE ESCOLHA
  • Marcio Atalla defende rótulo de alimentos que estimule melhores escolhas

    Tudo que é importante a gente destaca com cores. Por que nos rótulos dos alimentos seria diferente?

    Valor Econômico: Direito à informação na rotulagem de alimentos – cobertura do evento realizado em 29/11, em Brasília

    Participe

    Estamos chegando ao final de um ano muito produtivo para a discussão sobre a rotulagem nutricional de alimentos e bebidas. Esperamos que o ano que vem traga a definição de um novo modelo, que seja mais informativo e contribua para melhores escolhas alimentares por parte do consumidor brasileiro. Contamos com a sua participação nesse processo e desejamos a todos boas festas e um feliz ano novo!

     
    Rede rotulagem
    Facebook LinkedIn Instagram www.rederotulagem.com.br