imprensa

voltar
04/07/2018

Nem toda a gordura é vilã: Conheça os benefícios da gordura do leite

Todos os nutrientes dos lácteos, interagem entre si, desde a digestão, absorção e metabolização dos nutrientes, atribuindo aos lácteos, propriedades benéficas para a saúde

Estudo recente publicado pela revista *Circulation, aponta que as pessoas que consomem os níveis mais altos de gorduras provenientes de laticínios tiveram, aproximadamente, um risco 46% menor de desenvolver diabetes.

Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos (Associação Brasileira de Laticínios) destaca que o perfil da gordura láctea é bastante diversificado, no qual se destacam o ácido linoleico conjugado (CLA) que está associado com a redução do colesterol total, LDL –colesterol e triglicérides. Além dos benefícios de cada ácido graxo, diversos estudos apontam para a ausência de evidências consistentes entre o consumo de lácteos (com qualquer teor de gordura) e o risco cardiovascular, havendo inclusive estudos que demonstram o efeito protetor também para a saúde cardiovascular.

Os principais nutrientes intrínsecos presentes nos lácteos são as proteínas de alto valor biológico, o cálcio com elevada biodisponibilidade, a gordura láctea e a lactose.

“Os lácteos apresentam uma matriz alimentar complexa, onde a relação entre seus nutrientes e componentes concedem melhorias à saúde de toda a população. Se os lácteos forem eliminados da dieta, o balanço nutricional será dificilmente alcançado”, pontua a nutricionista.

A lactose é outro nutriente que merece destaque, pois auxilia o organismo na absorção do cálcio presente nos lácteos. Essa função é especialmente importante para as crianças, que necessitam do mineral para o desenvolvimento e fortalecimento da estrutura óssea.

O leite integral, comumente questionado, apresenta em torno de 3% de gordura. Cifra que não é muito expressiva quando considerada as calorias que entrega na dieta como um todo. Além da sensação de saciedade que proporciona, a gordura do leite é benéfica para a saúde.

“O leite é um alimento único, com uma matriz nutricional complexa, sendo a relação entre seus nutrientes e componentes capaz de entregar inúmeros benefícios ao organismo, desde contribuir com uma dieta equilibrada e saudável, até contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose, diabetes, entre outras”, finaliza Ana Paula.

*Estudo publicado pela revista Circulation em 2016.

 

 Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli

Bethiara Lima – Bethiara.lima@mslgroup.com – (11) 3169-9343

Thais Thomaz- thais.thomaz@mslgroup.com – (11) 3169-9373

Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322

Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359

 

 Sobre a Viva Lácteos: É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida.