imprensa

voltar
01/09/2015

5 motivos para o uso dos lácteos na prevenção de doenças crônicas

Você sabia que as doenças crônicas são a principal causa de morte no mundo? Elas são responsáveis por 38 milhões (68%) de casos, de um total de 56 milhões de falecimentos por ano. Destes, podemos destacar que 46,2% ocorreram em decorrência de doenças do coração; 21,7% de câncer e 4% por diabetes. Os fatores risco para as doenças cardiovasculares são: sobrepeso e obesidade, colesterol alto especialmente o LDL-colesterol (fração ruim), elevado teor de gorduras no sangue (triglicérides), pressão alta e diabetes mellitus tipo 2 (SBC, 2013).

A boa notícia é que, consumindo os alimentos corretos, é possível passar longe dessas das doenças crônicas e os lácteos podem auxiliar nessa tarefa, graças à presença de ácido linoleico conjugado (CLA), que, em leites e derivados, representam 70% da quantidade consumida diariamente na dieta humana.

O CLA atua modulando diferentes fatores que participam da redução do colesterol ruim, controle do açúcar no sangue, favorecendo a atuação da leptina na redução da pressão arterial e na prevenção da formação e proliferação de células cancerígenas. Veja como:

1 – Aumenta a produção de leptina, hormônio responsável pela diminuição da fome:

O CLA pode, ainda, auxiliar na prevenção da obesidade, uma vez que é capaz de estimular a produção de leptina, um hormônio que promove a redução do consumo de alimentos. É capaz de reduzir os estoques de gorduras no corpo, por aumentar a lipólise, ou seja, a queima de gorduras, o que pode ajudar na redução da circunferência da cintura e do peso corporal.

2 – Diminui o colesterol ruim no sangue:

Pode atuar na prevenção de doenças do coração devido ao seu efeito anti-aterosclerótico, ou seja, impedindo a deposição de gordura nos vasos de sangue, por reduzir a produção de LDL-colesterol (fração ruim).

3 – Ajuda na captação de glicose (açúcar) pelas células:

Reduz o açúcar presente no sangue, pois melhora a captação de glicose pelas células.

4 – Reduz a pressão arterial:

Estudos avaliados demonstraram que o CLA, inibe as fases iniciais e proliferação das células cancerígenas.

5 – Contribui para prevenção do câncer:

Estudos avaliados demonstraram que o CLA, inibe as fases iniciais e proliferação das células cancerígenas. Acredita-se que atua como um antioxidante que impede a proliferação destas células.