24/11/2017

6 fatos que mostram que consumir lácteos é bom para o bolso e para o corpo

Brasília, 24 de novembro de 2017 – A qualidade de vida é determinada pela união de vários fatores e a saúde é um deles. Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), mostra como os lácteos representam o balanço ideal entre saúde e facilidade de acesso a alimentos nutritivos.

1.    Têm boa relação custo/benefício: segundo a metodologia do NutrientRichFoods (NRF)*, que em um de seus estudos avaliou o custo-benefício dos alimentos, os produtos lácteos (junto com outros alimentos) apresentam a melhor relação nutrientes/custo para uma dieta equilibrada da população, já que são produtos acessíveis ao consumidor e ricos em cálcio e proteínas.

2.    Apresentam alta densidade nutricional: ainda de acordo com o índice do NRF, o leite é um alimento de elevada densidade nutricional, já que possui grande concentração de nutrientes em relação ao seu teor calórico.

3.    Fontes de nutrientes (vitaminas e minerais): o cálcio é só um dos nutrientes dos lácteos. Além dele, o fósforo fortalece os ossos e protege a membrana das células; o magnésio participa no metabolismo de energia; a vitamina A atua na visão e no crescimento das células; já as vitaminas do complexo B atuam no metabolismo energético e neuromuscular. A vitamina B12 contribui para o aumento de glóbulos vermelhos.

4.    Possuem proteínas de alto valor biológico: eles têm todos os aminoácidos que o corpo humano não consegue produzir.

5.    Previnem doenças cardiovasculares: os ácidos graxos das famílias Ômega 3 e 6, encontrados na gordura poli-insaturada dos lácteos atuam, principalmente, na prevenção de doenças cardiovasculares e impedem o acúmulo de gordura nas artérias.

6.    Melhoram a absorção de outros nutrientes: peptídeos bioativos são conjuntos de aminoácidos encontrados em alimentos de origem animal e o leite é considerado o alimento com maior diversidade de peptídeos bioativos. Os peptídeos se tornam bioativos durante o processo digestivo e quando isso acontece, começam a atuar no organismo, melhorando a absorção de nutrientes. Além disso, têm ainda funções antimicrobianas, antioxidantes, anti-hipertensivas e imunomoduladoras.

“Ter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis são extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida. Nesse sentido, os lácteos são excelentes aliados, tanto do ponto de vista nutricional, quanto em relação à acessibilidade, outro ponto fundamental que determina a qualidade de vida de um indivíduo, sendo, portanto, alimentos que podem ser facilmente incluídos nas dietas”, explica Ana Paula.

Referências Bibliográficas
*Drewnowski A. The Nutrient Rich Foods Index helps to identify healthy, affordable foods. Am J Clin Nutr. 2010;91(suppl):1095S-101S.

Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359
Renato Fugulin – renato.fugulin@mslgroup.com – (11) 3169-9318

Sobre a Viva Lácteos:
É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).