imprensa

voltar
06/08/2016

Conheça as leis da Nutrição

Quando falamos em corpo saudável as pessoas logo pensam em dietas restritivas, proibição de alimentos e todas as receitas milagrosas que existem para alcançar os seus ideais estéticos. O que muitos não sabem é que existem importantes princípios que devem ser considerados ao montar uma dieta. Antes de recorrer a esses meios malucos, você sabia que existem quatro leis que regem a alimentação saudável? Existem 4 leis criadas por Pedro Escudero, em 1937, e que hoje, quase 8 décadas depois, continuam atuais. Confira:

1- Lei da Quantidade: Aqui o bom-senso deve ser levado em consideração e deve-se atentar para a quantidade de alimentos ingeridos, para que supram as necessidades, sem que haja excessos ou deficiências.

2- Lei da Qualidade: Essa lei fala da importância da variedade das refeições e conter todos os grupos alimentares, sem exclusão desnecessária de grupos alimentares, para o correto funcionamento do organismo.

3- Lei da Harmonia: O equilíbrio entre os tipos de alimentos e a diversidade deve prevalecer para que haja a correta ingestão, distribuição, absorção e proporção entre os nutrientes, responsáveis por otimizar o metabolismo e o funcionamento do corpo.

4- Lei da Adequação: é preciso adequar a dieta às necessidades de cada indivíduo, de cada ciclo da vida, do estado fisiológico e de saúde. Deve-se respeitar os hábitos alimentares e as condições socioeconômicas e culturais.