01/06/2015

Dia Mundial do leite: conheça algumas curiosidades deste alimento completo

Brasília, 1 de junho de 2015 – Você sabia que, além de alimento, o leite também é uma bebida hidratante e por isto recomendada para praticantes de exercícios físicos? Consumir leite após exercícios é benéfico para regeneração de músculos e hidratação. Para aqueles intolerantes à lactose uma outra curiosidade: é possível consumir leite sem lactose e derivados como queijos maturados e iogurtes, de acordo com o nível de intolerância.

Confira outras curiosidades sobre este alimento, considerado um dos mais completos.

– Análises históricas revelam que o consumo de leite de vaca, pelo homem (ou pelos humanos), tenha
começado há 11.000 anos, com a domesticação dos primeiros animais.

– O alimento mais consumido do mundo é o leite. São consumidas cerca de 480 bilhões de litros de leite por ano seja puro ou em suas variações como iogurtes, queijos, sorvetes e outros derivados.

– Leite em pó nada mais é do que o leite de vaca que passa por um processo de “secagem”.

– O consumo de leite quente antes de dormir auxilia no sono. O cálcio estimula o relaxamento e o aminoácido triptofano aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, um neurotransmissor bastante importante no processo do desencadeamento do sono.

– Tomar leite contribui para prevenção da obesidade, doenças no coração, diabetes, síndrome metabólica e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. – Estudo publicado pela Universidade da Califórnia, nos EUA, revela que o consumo de leite contribui para a perda de peso. Segundo o relatório, pessoas com diferentes faixas etárias que consomem leite são mais magras e tem menos tendência a serem obesas.

Sobre a Viva Lácteos

É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (AURORA, AVIAÇÃO, BELO VALE, BRF, CAPRILAT, CATUPIRY, DANONE, DPA, EMBARÉ, FRIMESA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, NESTLÉ, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, TIROLEZ e VIGOR) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo), o G100 (Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).