imprensa

voltar
24/10/2017

6 tipos de iogurte e seus benefícios para a saúde

Brasília, 24 de outubro de 2017 – Os iogurtes fazem parte do cotidiano de muita gente, seja no café da manhã ou entre refeições. Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Laticínios – Viva Lácteos – explica a diferença entre os tipos de iogurte e os seus benefícios para a saúde.

Iogurte natural: obtido a partir da fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, sem adição de outros ingredientes. Pode ser integral (quando feito a partir do leite integral) ou desnatado (oriundo da fermentação do leite desnatado).

Iogurte líquido: iogurte natural batido, sem textura cremosa, com quebra mecânica das proteínas coaguladas. Também se caracteriza pela adição de soro ao iogurte.

Iogurte grego: o processo de manufatura é bastante semelhante ao iogurte natural, com maior concentração da massa coagulada do iogurte, drenando o soro formado. Um copo de iogurte grego é feito a partir de 3 copos de leite, em média.

Iogurte Skyr: este iogurte tem origem na Islândia e se caracteriza por sua consistência cremosa. Para produzir o skyr é utilizado o dobro do leite em relação ao iogurte grego e até quatro vezes mais leite quando comparado ao iogurte natural.

Kefir: é o resultado da fermentação do leite com grãos de kefir, que são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose.

Iogurte com probióticos: são iogurtes fermentados necessariamente pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, acrescidos de outros microrganismos probióticos (conhecidos como as bactérias do bem).

Benefícios dos iogurtes:

Fontes de proteínas de alto valor biológico: possui todos os aminoácidos que o organismo não consegue sintetizar por conta própria.

Cálcio: principal nutriente da saúde óssea.

Fósforo: ajuda na formação e fortalecimento de ossos e dentes, e protege a membrana das células.

Magnésio: participa no metabolismo de energia.

Vitamina A: atua na visão e no crescimento das células.

Vitaminas do complexo B: atuam no metabolismo energético e neuromuscular. A vitamina B12, em especial, contribui para o aumento de glóbulos vermelhos.

Contribuem para o bom funcionamento dos intestinos: atualmente o intestino é considerado o segundo cérebro. Cerca de 90% da serotonina (substância responsável pelo bom humor) é produzida e armazenada no intestino. Portanto, grande parte do nosso bem-estar depende do bom funcionamento intestinal e os iogurtes contribuem para isso.

Aumenta a imunidade: aproximadamente 70% das células de defesa do nosso organismo estão no intestino. Por isso, o consumo de iogurte, água e fibras é essencial para o bom funcionamento dos intestinos e do sistema imunológico.

Podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose: devido ao processo de fermentação, o iogurte possui sua carga de lactose reduzida em torno de 25% a 50% (varia de acordo com o iogurte). Por isso, o iogurte se torna uma boa opção para quem tem menor intensidade de intolerância à lactose.

“É importante destacar que o processo de fermentação não altera as propriedades do leite, ao contrário, acumula benefícios para o organismo. Por todas as suas características benéficas, os iogurtes são considerados indispensáveis em uma dieta equilibrada, quando o assunto é a busca pela saúde”, explica Ana Paula.

 

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359
Renato Fugulin – renato.fugulin@mslgroup.com – (11) 3169-9318

Sobre a Viva Lácteos:
É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).