19/09/2017

Os lácteos têm gordura ou ácidos graxos, e isso é ótimo para a saúde

Brasília, 19 de setembro de 2017 – Gordura e ácido. Duas palavras que podem ser associadas a algo que faz mal à saúde, mas nem sempre é assim, como a ciência vem demonstrando. Também é de fundamental importância verificar sobre qual gordura ou qual ácido graxo estamos nos referindo, como mostra o relatório da Organização Mundial da Saúde sobre o comportamento das gorduras e dos ácidos graxos na saúde humana. No caso dos lácteos, a gordura láctea possui características que podem trazer benefícios ao organismo e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, como explica Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Associação Brasileira de Lácteos – Viva Lácteos.

“Por muito tempo todas as gorduras eram consideradas vilãs e a dos lácteos não era exceção. No entanto, à medida que nos aprofundamos no tema, vemos que a gordura dos lácteos, em seu perfil lipídico, não traz malefícios ao nosso organismo. Pelo contrário, ela contribui para o seu bom funcionamento”, diz Ana Paula, que salienta ainda a necessidade de diferenciar os tipos de gorduras e ácidos graxos para entender quais contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Especificamente em relação aos ácidos graxos trans do leite, estes são diferentes daqueles derivados da hidrogenação industrial da gordura, principalmente porque possuem comportamentos de metabolização e absorção diferentes daqueles que são produzidos de maneira artificial. Portanto, nem todas gorduras trans apresentam o risco cardiovascular.

Veja os benefícios dos ácidos graxos do leite para o organismo:

Na gordura poli-insaturada dos lácteos encontram-se ácidos graxos das famílias Ômega 6 e 3, essenciais para a nutrição humana. O corpo humano não produz estas gorduras, portanto é necessário consumir alimentos ricos nelas.

Alfa-linolênico: pertence à família Ômega 3 e está presente na composição das membranas celulares, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Ácido linoleico conjugado (CLA): é da família Ômega 6 e impede o acúmulo de gordura nas artérias e formação de coágulos sanguíneos.

Ácido graxo oleico: perfaz 25% do total da gordura do leite e está associado à redução dos níveis de colesterol, LDL-colesterol (também conhecido como mau colesterol) e triglicérides.

“É também importante deixar claro que nenhum tipo de gordura atua sozinha no organismo. Por esse motivo, não podemos nos relacionar com os alimentos como se estes fossem apenas nutrientes, uma vez que o comportamento destes é influenciado por diversos fatores. É sempre bom lembrar que uma alimentação equilibrada é essencial para a saúde”, salienta Ana Paula.

Referências bibliográficas

1. FAO/WHO. Fats and fatty acids in human nutrition. Proceedings of the Joint FAO/WHO Expert Consultation. November 10-14, 2008. Geneva, Switzerland. 2009. Disponível em: http://www.who.int/nutrition/topics/FFA_human_nutrition/en/index.html.
  2. WHO/FAO. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of the Joint WHO/FAO Expert Consultation. WHO Technical Report Series, No 916 (TRS 916). Geneva, Switzerland. 2003. 149p.

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322

Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359

Renato Fugulin – renato.fugulin@mslgroup.com – (11) 3169-9318

Sobre a Viva Lácteos:

É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).