13/09/2019

Anvisa aprova consultas públicas sobre rotulagem; Viva Lácteos considera o resultado positivo

A VIVA LÁCTEOS considera positivo o resultado da reunião da Diretoria Colegiada (DICOL), da ANVISA, relativo às Consultas Públicas para Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) e Instrução Normativa que tratam da Rotulagem Nutricional dos Alimentos Embalados.  A proposta de regulamentação apresentada contempla parte significativa dos pleitos da Associação, em especial em relação aos nutrientes intrínsecos do leite reiterados nos seguintes pontos:

– Exclusão de alimentos que são fonte dos nutrientes alvos, mas são considerados importantes para uma alimentação saudável, incluindo os leites, leites em pó, leites fermentados sem adição e queijos.

– Declaração de açúcares adicionados na rotulagem nutricional frontal – a lactose não será computada.

– A adição de polpas e purês de frutas não será considerada como fonte de açúcar.

– A rotulagem será no produto pronto para consumo e não como exposto a venda.

– A porção usual de consumo e o percentual VD foram mantidos na tabela nutricional. Isto é importante, pois ninguém consome 100 gramas de manteiga. Assim, o %VD informará ao consumidor o quanto a ingestão daquele produto vai significar no total, por exemplo, das calorias que consome por dia.

O documento segue agora para Consulta Pública e o prazo para envio de contribuições será de 45 dias após a publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli

Tiago Varella – tiago.varella@mslgroup.com – (11) 3169-9331

Thais Thomaz- thais.thomaz@mslgroup.com – (11) 3169-9373

Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322

Sobre a VIVA LÁCTEOS: É a Associação Brasileira de Laticínios que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, BOM SUCESSO, CCA, CAROLINA, CASTROLANDA, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, DOREMOS, EMBARÉ, FRIMESA, FRÍSIA, FONTERRA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, LATICÍNIOS HORIZONTE, MONDELÉZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).