imprensa

voltar
12/06/2017

Viva Lácteos e produtores debatem qualidade do leite no Brasil

Como 4º maior produtor mundial de leite, o Brasil foca cada vez mais na qualidade dos produtos lácteos para aumento da competitividade e visibilidade nos mercados interno e externo. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) promoverá um encontro com os produtores de leite no próximo dia 20 de junho para falar sobre os cuidados e as boas práticas no uso de antibióticos na atividade leiteira. “Os produtores são parte importante do processo que garante a qualidade do leite e é fundamental que tenham acesso a toda e qualquer informação sobre as melhores práticas de produção”, destaca Marcelo Martins, diretor executivo da associação.

O Encontro sobre Gestão da Qualidade do Leite – busca pela excelência apresenta discussões com foco na sustentabilidade e qualidade e contará com palestras de especialistas no tema, como a pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp-Jaboticabal, Lívia Carolina Magalhães Silva; o coordenador da Clínica do Leite da USP, Paulo Machado e o Gerente Técnico da consultoria Quality Consultants of New Zealand (QCONZ) na América Latina, Leonardo Araújo.

Para levar mais informações aos produtores, o Comitê de Qualidade da Viva Lácteos desenvolveu a cartilha Uso Responsável de Medicamentos Veterinários na Produção Leiteira. O guia será apresentado durante o encontro e traz os principais cuidados com o uso de medicamentos veterinários associado ao correto manejo dos animais em tratamento, como marcação e registros de animais em tratamento, separação do rebanho e descarte do leite de acordo com o período de carência. O objetivo é orientar os produtores na garantia da segurança e qualidade do leite produzido. A cartilha, também disponível no site da Viva Lácteos para download gratuito, faz parte das ações de desenvolvimento e qualificação profissional voltados à evolução contínua da qualidade do leite.

As inscrições para o encontro deste dia 20 de junho estão abertas e são feitas por meio de um cadastro online até o dia 19/06. A Viva Lácteos prepara ainda um novo encontro com produtores da região de Goiânia (GO), previsto para o mês de agosto.

A cartilha sobre melhores práticas no manuseio de medicamentos veterinários está disponível para download no site da Viva Lácteos.

Serviço:
“Encontro sobre Gestão da Qualidade do Leite – busca pela excelência”
Quando: Terça-feira, dia 20 de junho de 2017
Onde: Rotary Club Brumado dos Pavões
Av. Gen. Astolfo Ferreira Mendes, 2190 – Boa Esperança – Patrocínio – Minas Gerais
Horário: das 13h às 18h
Formulário de Inscrição

PROGRAMAÇÃO:
• 13h30 a 14h – Credenciamento e Recepção
• 14h a 14h40 – Sustentabilidade e Bem estar animal na atividade leiteira – Lívia Carolina Magalhães Silva – UNESP
• 14h40 a 15h20 – Papel da gestão da Qualidade na redução da CCS – Paulo Machado – Clínica do Leite – ESALQ
• 15h20 a 16h – Boas Práticas Agropecuárias no controle de resíduo de antibióticos – Leonardo Araújo – QCONZ
• 16h00 a 16h30 – Perguntas
• 16h30 a 17h – Milkbreak e encerramento

Informações para a Imprensa: MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322
Renato Fugulin – renato.fugulin@mslgroup.com – (11) 3169-9318
Leandro Bornacki – leandro.bornacki@mslgroup.com – (11) 3169-9359

Sobre a Viva Lácteos
É a Associação da indústria de lácteos que tem como missão promover o crescimento e a produtividade do setor, permitindo assim melhora do ambiente de negócios, ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado interno e externo, por meio da promoção às exportações. É composta por fabricantes de produtos lácteos (ALIBRA, AURORA, AVIAÇÃO, CAROLINA, CASTROLANDA, CAPRILAT, CATUPIRY, CCGL, DANONE, DPA, DAVACA, EMBARÉ, FRIMESA, FONTERRA, FRÍSIA, ITALAC, ITAMBÉ, JUSSARA, KERRY, LACTALIS, MOCOCA, MONDELEZ, NESTLÉ, OUROLAC, PIRACANJUBA, POLENGHI, PORTO ALEGRE, REGINA, SCALA, SCHREIBER, TIROLEZ, VIGOR, VERDE CAMPO E YAKULT) e associações do setor, como a ABIQ (Associação Brasileira da Indústria de Queijo) e a ABLV (Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida).